quarta-feira, 18 de junho de 2008

Bem vindos à Idade da Informação

Como é difícil escrever sobre o que vemos acontecer da janela...

Em minha modesta opinião, estamos mudando de idade...

Já vivemos a idade contemporânea, me sinto como alguém que está vendo a Inglaterra se modernizar com máquinas fabris, no lugar da manufatura...inicio da revolução industrial..

Agora estamos no inicio do furacão da revolução da informação. Ele está no início, mas quem está antenado (olha um termo ai que já designa transmissão comunicação), está no olho dele.

O volume de informação de qualquer tipo ou conteúdo é absurdo. Todo mundo produz algo e hoje é praticamente impossível sendo uma pessoa urbana, ficar sem saber de algo, pois a mídia virou multi. e com o espaço infinito de armazenamento que os computadores possuem (ainda falarei de armazenamento quântico e bioinformática), toda a produção e a divulgação de qualquer manifestação para fora do nosso cérebro pode ser captada e divulgada em segundos...
Isso
diminui a privacidade, porém nos dá poder. Assim quem produz informação não poderá mais prender o usuário pelo horário por exemplo. O produto tem q estar disponível para ser visto quando e onde o usuário estiver.
Esse conceito por si só já muda toda a estrutura corrente. Com a TV digital, e os gravadores de programação nas novas tvs, por exemplo. O usuário assiste o que quer na hora que quer. O desafio, com o aumento da banda e com a estabilização do sinal digital é dar as opções para se assistir o que quer em tempo real...

Um ensaio disso já acontece na internet hj em dia. A ABC ou a MSNBC por exemplo, disponibilizam em seus sites quase ao mesmo tempo da exibição normal o episódio de suas séries. O maior fenômeno desse movimento quase todos conhecem: Lost.

Assim, temos já disponibilizados para download, uma vazamento de um episódio da nova série de um dos criadores de Lost, que só estréia em agosto! Já está percebido que o mecanismo motivacional, de ser um desbravador de tecnologia e assim um distribuidor de mídias é interessante e inerente o ser tecno-humano por desvendar aquilo que é ainda segredo e sair na frente dos outros, sem contar com a geração de expectativa.

O maior exemplo desse fenômeno é o filme tropa de elite que “vazou” nos piratas antes do lançamento no cinema e se tornou assim o maior sucesso cinematográfico recente no Brasil.

Deve-se observar que a divulgação desse vazamento e o debate acerca da pirataria e direitos, deu fama ao filme e isso, em minha opinião, foi determinante para o sucesso do filme. E graças a tantas mídias disponíveis atualmente, a divulgação foi no novo boca a boca virtual que gera assunto para o mundo real.

Esses exemplos são claros indícios que a realidade das mídias mudaram, e o interessante é que não destituiu outras q são milenares, como os livros, ou a fofoca entre amigos...


Bem vindos à Idade da Informação!

Nenhum comentário: