quarta-feira, 10 de junho de 2009

Respirando

Doença e saúde, antagonistas da existência humana, recheadas de tantos saberes e crenças. Desde a Alopatia Clássica, até a cura pelo “sopro divino do espírito velho da tia zazá da floresta encantada”, a humanidade segue em busca de um equilíbrio, da tão falada felicidade.
Mas devemos nos lembrar que felicidade não é um final, felicidade é um estado, onde estamos por momentos de duração indeterminável. E esses momentos são construídos por toda gama de inter-relações que possuímos com objetos, pessoas, o mundo em geral.
Na vida cotidiana, vivemos em busca desta felicidade, que pode ser traduzida pela busca do equilíbrio, do prazer. Na correria, deixamos de fazer coisas que são absolutamente básicas e que geram muito mais qualidade de vida, conseqüentemente, prazer, equilíbrio e felicidade.
Respirar talvez seja a coisa mais simples e mais eficaz para uma mudança de vida. É o básico mais óbvio, mas mais uma vez o nosso dia-a-dia nos afasta deste movimento involuntário natural. Acabamos por respirar errado, absorvendo pouco ar, provendo com pouco oxigênio nosso corpo.
Em momentos de provação, podemos ficar dias sem água, comida ou sol, não ficamos nem cinco minutos sem respirar. O Cérebro, nossa central de comando, tem no oxigênio uma de suas matérias primas para o seu bom funcionamento. Por tanto respirar mal também gera mal funcionamento da nossa central de comando...e quando a central de comando não funciona direito, o resto também não funcionará. Portanto, respirar bem e certo faz tudo em nosso organismo funcionar melhor.
Respirar mais profundamente e com o abdômen é a forma certa de se respirar. Enquanto você está lendo este texto, respire profundamente, pelo menos por três vezes, inspirando, empurrando o abdômen pra fora e ao expirar puxando-o pra dentro...é ao contrario mesmo!!! Se possível perceba um bebê respirando...seus pequenos ombros quase não se mexem e seu abdômen fica pra fora e pra dentro, usando bem o diafragma, este músculo tão importante e tão esquecido.
Imaginem cada professor de cada escola antes de começar a aula usar cinco minutos de sugestão e exercício de uma correta respiração. Tenho certeza que as notas desta turma subiriam, pois respirar corretamente aumenta a concentração, trás harmonia e equilíbrio, também paras crianças.
Não estou afirmando que respirar bem vai resolver todos os problemas e todos seremos felizes, a Mágica está no cotidiano da vida! Mas se passarmos a respirar corretamente muitos benefícios ocorrerão, experimente. Respire fundo e boa sorte!
Próximo item a mudar nossa nutrição, vamos ver o q sai ...

2 comentários:

Patricia Rodrigues disse...

Gostei do blog!
Parabéns Lauro.

Unknown disse...

"PranaLauro". É disse que se trata, meu amigo Dr.